Porque Icapuí é considerado a Terra da Lagosta?
- Amor a Mar Pousada
- 1 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Icapuí, conhecida como a “terra da lagosta” e a principal produtora desse crustáceo no Ceará, teve destaque em 2019 ao atingir quase 600 toneladas de produção e exportação, conforme dados municipais.

Há 12 anos a prefeitura organiza o “Festival da Lagosta” que oferece também pratos com camarão, mariscos e peixe. O evento recebe cerca de 15 mil visitantes por ano e reúne cerca de 30 restaurantes e barracas onde os turistas podem degustar pratos locais como lagosta alho e óleo e lagosta ao molho de manga.

Além da pesca e exportação de lagostas, o município oferece diversas opções de lazer que permitem aos visitantes explorar a beleza natural da região.
Os passeios de buggy ou quadriculo pelas praias e falésias proporcionam vistas incríveis, incluindo áreas de preservação como manguezais, onde a vegetação e a fauna local podem ser observadas de perto.

O mercado de artesanato no centro da cidade é um ponto de encontro com a cultura local, com peças elaboradas por artesãs que dominam técnicas tradicionais, como labirinto, renda e bordados.
A trilha ecológica da praia de Ponta Grossa leva os turistas em uma curta caminhada de cerca de 20 minutos até o topo das dunas, onde se pode apreciar a vista panorâmica das praias e das falésias. As dunas de Icapuí são consideradas um patrimônio natural e, devido ao esforço local de preservação, a prefeitura recomenda que o acesso seja feito a pé para minimizar os impactos ambientais.
Outro ponto de interesse é a praia de Requenguela, localizada na Área de Preservação Ambiental da Barra Grande. Nesse local, uma passarela suspensa sobre o manguezal oferece uma experiência única para os visitantes observarem a flora e a fauna locais, como espécies de aves nativas.
4o





Comentários